1> Descrição do projeto: foguete e paraquedas.
Foguete
Materiais:
- 1 garrafa pet de até 400ml
- Papelão
- Tesoura
- Cola quente
No papelão, desenhe 3 aletas e corte-as, conforme a foto.
Após cortar essas três aletas, procurando deixar o mesmo espaço entre cada uma delas, cole-as na garrafa.
Paraquedas
Materiais:
- 1 cortina de box
- Fita isolante
- Linha de crochê (mais finas que o barbante)
- Tesoura
Corte a cortina de box ao meio e dobre-a conforme o vídeo a seguir.
(video retirado de: http://ruvlemes.blogspot.com/2011/05/como-fazer-o-paraquedas-do-foguete-agua.html).
Após cortada a cortina, abra-a e faça furos nas pontas, deixando um espaçamento igualado entre um furo e outro. Passe uma linha em cada um desses furos, dando nós e colocando fita isolante em cima, para reforçar.
Junte as linhas de duas em duas, com fita isolante e cole o paraquedas na garrafa com mais fita isolante.
2> Tabelar número de testes realizados e desempenho do foguete em cada um deles.
Teste | Tempo |
1 | - |
2 | - |
3 | - |
4 | 7s |
5 | 4,5s |
6 | 5s |
3> Descrever problemas ocorridos e soluções propostas.
Ocorreram vazamentos na base, as linhas do paraquedas embramavam fácilmente e o tecido do paraquedas rasgava em alguns casos. Outro problema é não termos um namômetro para o controle da pressão utilizada. As soluções propostas são: vedar os vazamentos e aumentar um pouco a quantidade de água utilizada; enrolar as linhas do paraquedas de um modo que não atrapalhe o lançamento; evitar objetos pontiagudos e não furar demais os cantos do paraquedas para que ele não rasgue e comprar um namômetro para poder controlar a pressão utilizada.
4> Cálculo da força realizada sobre o foguete.
A = 0,005652 m² p = F / A
p = 413685,42 Pa 413685,42 = F / 0,005652
F = ? F = 413685,42 . 0,005652
F = 2338,14999384 N
5> Conclusão do trabalho.
Nesse trimestre, aprendemos a construir um foguete que tem como combustivel a água, cujo objetivo é ser lançado e permanecer no ar com o tempo mínimo de 4 segundos. O grupo se uniu e dividiu as tarefas: um ficou responsável pela base e todo o grupo participou na construção do foguete e também do paraquedas.
Para fazermos essa iniciação tecnológica, tivemos de descobrir a origem e conceitos dos primeiros foguetes, tanto de água quanto espaciais, afinal os dois estão interligados com o objetivo de serem lançados ao ar. Algo que nos auxiliou foi assistir a palestra dos alunos Lúcio e Thiago, na qual obtivemos informações e detalhes sobre a melhor forma de fazer o foguete e aprendemos alguns conceitos sobre a matéria dada em sala de aula. O grupo tentou, nas últimas semanas, resolver os erros que foram encontrados e durante as férias serão feitos mais testes, até o dia da competição.
Para fazermos essa iniciação tecnológica, tivemos de descobrir a origem e conceitos dos primeiros foguetes, tanto de água quanto espaciais, afinal os dois estão interligados com o objetivo de serem lançados ao ar. Algo que nos auxiliou foi assistir a palestra dos alunos Lúcio e Thiago, na qual obtivemos informações e detalhes sobre a melhor forma de fazer o foguete e aprendemos alguns conceitos sobre a matéria dada em sala de aula. O grupo tentou, nas últimas semanas, resolver os erros que foram encontrados e durante as férias serão feitos mais testes, até o dia da competição.
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