OBSERVE AS FIGURAS ABAIXO:
Foguete 2
Foguete 3
Foguete 4
1> Em cada um dos casos existe problemas com relação as nossas regras. Descreva o que está de errado em cada foguete.
Em todos os casos, os lançadores se encontram em uma distância menor do que 3 metros da base do foguete, na figura 3, os espectadores se encontram muito próximos ao foguete, na figura 2 o homem parece não utilizar uma trava de segurança.
OBSERVE AGORA ESTES DOIS CASOS:
Foguete 5
Foguete 6
2> Na primeira foto o que podemos observar de diferente em comparação com o modelo mostrado em sala de aula? Qual sua opinião em relação aos dois modelos?
A imagem do foguete 1 em comparação ao que vimos em sala de aula está utilizando uma rolha de plástico e se coloca a pressão diretamente na garrafa pois a mangueira está sendo conectada diretamente à rolha, sem utilizar uma base de lançamento. O modelo da imagem é mais simples porém menos seguro do que apresentado em classe.
3> O paraquedas que você pretende utilizar segue o modelo da foto? Se não como será realizado?
Sim, o modelo segue o mesmo conceito.
QUESTÕES GERAIS SOBRE FOGUETISMO:
4> O que é centro de pressão?
O Centro de Pressão funciona do mesmo jeito que o Centro Gravitacional, exceto que as forças envolvidas são aerodinâmicas, em vez de gravitacionais. Elas decorrem da pressão que o ar faz ao passar pelas várias partes do foguete durante o vôo e o Centro de Pressão é o ponto onde a pressão parece estar mais concentrada.
5> Quem inventou o foguete (caso geral - não o foguete a água)? Em que ano e onde isso aconteceu?
Os primeiros a desenvolverem uma ideia parecida com a do foguete foram os chineses, por volta do século XII, porém os foguetes como conhecemos hoje foram projetados por Robert H. Goddard e no dia 16 de março de 1926, em Auburn, Massachussetts, EUA, ele realizou o primeiro lançamento de um foguete com combustível líquido.
6> Cada elemento do grupo (presente hoje em sala) deve escrever sua opinião sobre o trabalho do foguete até o momento.
Débora, 11 - Estamos aprendendo muito com nossos erros no foguete, como por exemplo os vazamentos que houveram durante os testes do lançamento. Aperfeiçoando ao máximo que conseguimos, felizmente os erros são poucos e nos ensinam a continuar tentando e insistir em concertar nossas falhas.
Fernanda, 13 - A experiência dos foguetes a água está sendo bem dinâmica e divertida para o nosso grupo. Nós nos empolgamos muito no primeiro dia de testes e foi muito motivador para nós quando conseguimos resolver os primeiros problemas. Na minha opinião, é muito mais eficiente aprender os conceitos de física na prática, realizando experimentos como o do foguete, do que sentados em sala de aula escrevendo e resolvendo exercícios.
Murilo, 31 - O nosso projeto está bem produtivo, apesar de ter aparecido diversos erros durante a produção, o nosso grupo parece bem centrado, mostrando uma evolução na dinâmica entre os elementos do grupo. Tenho aprendido bastante sobre pressão e quanto ela pode ser forte e útil quando utilizada com sabedoria.
Sofia, 39 - Até o momento em que eu estive presente, tentamos o lançamento de um foguete no qual não obtivemos o resultado esperado pois, ao colocar a garrafa nos canos da base, house vazamentos.
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